OS ERÊS (crianças) NA UMBANDA São as chamadas CRIANÇAS DA UMBANDA que trabalham com os elementais da natureza e possuem as características do elemento em que atuam. Muitas entidades, que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito antigas e trazem consigo grandes poderes que escapa à nossa imaginação. Quando irradiando o médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. Sabemos também que comemora se neste dia também no sincretismo católico o dia de Cosme e Damião e que para nos e chamado de festas das crianças ou Erês, Ibejadas. Os Erês são espíritos da mais alta evolução espiritual,todos eles sem distinção,trabalham na linha de cura,independente da sua irradiação. Os Erês ou crianças como são chamados não são espíritos de crianças desencarnados 99% são seres encantados de dimensões naturais, seres naturais que estão na regência de pais e mães orixás (Oxalá, Yemanja, Ogum, Oxum e Iansã, e etc.) De todos orixás, mas a regência o mistério sustentador do mistério das crianças e de pai Oxumare, pois os Erês e a parte da renovação de Deus, e a dualidade do amor de pai Oxumare e de mãe Oxum. Falemos dos mistérios, do uso das chupetas o porquê dos Erês pedirem, pois o movimento de sugar alimenta a energia dos médiuns de fora para dentro, nos seus trabalhos eles mandam os consulentes chuparem as chupetas eles não tem nojo das pessoas, fazendo neste momento grandes trabalhos. eles batem seus pezinhos,batem palmas de forma saudável.mas existem aqueles médium em desequilíbrios ,que interferem no trabalho e jogam refrigerantes nas pessoas,,passam doces nas pessoas,isto não é certo e não existe isto do médium tomar o médium e pintar e bordar e o médium não lembrar.as crianças tem suas doutrinas e além do mais falanges do mistério ancião,tomam conta do trabalho neste dia. Porque os Erês trabalham com doces, balas e os brinquedos simples, porque assim eles quebram todas as armaduras dos consulentes e assim vai trabalhando e positivando o consulente, pois os Erês falam a verdade, são seres que tem uma luz muito grande e tem que baixar sua vibração energética, para incorporarem em seus médiuns, por isto também que eles comem os doces e bebem guaraná, saibam que a linha dos Erês cortam magias negativas, vícios e transmutam os íntimos dos seres. fazendo um trabalho grandioso. “Queira apanhar de um Exu ou Preto-velho, mas não de uma Criança.” Quem ainda não ouviu esse comentário? Comentário que mostra a força que esses espíritos possuem. As Crianças trazem a alegria para os Terreiros mas, infelizmente, nem todas as pessoas ou médiuns sabem da importância dessas crianças dentro de uma gira de Umbanda e acabam desvirtuando e levando somente para o lado da brincadeira ou diversão. Muitas pessoas acabam por fim esquecendo-se de respeitar ainda mais as crianças que, através de suas brincadeiras, nos trazem o alívio e, muitas vezes, a cura para determinadas doenças espirituais, provocadas por energias densas que estão entranhadas em torno de nosso espírito e matéria. Por isso mesmo, a Linha das Crianças é regida por Ibeiji – o único Orixá permanentemente duplo. Ibejí ou Ibejís são os Orixás africanos que protegem as crianças. Foram sincretizados com São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como os Orixás da alegria e do amor. Ibeiji está associado a tudo que se inicia: o nascimento de uma pessoa, o germinar das plantas, etc… As crianças da Linha de Cosme e Damião não gostam de assuntos ligados à morte. Não atuam somente em praças ou jardins, mas também, nos mais diversos pontos da natureza, tais como: praias, cachoeiras, matas, pedreiras, etc., e recebem suas oferendas também nesses lugares. As oferendas são doces variados e coloridos, acompanhados de refrigerantes (o mais usado nas oferendas é o Guaraná) ou suco de frutas, água, água com mel, água com açúcar, devendo-se evitar os doces e refrigerantes escuros. As velas, basicamente, são as velas azuis e rosa, podendo variar dependendo do ponto de atuação na natureza da Criança que se vai oferendar. Nas giras, eles incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes, virando uma cambalhota, outras pulando muito, rolando no chão, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que uma forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazendo a alegria para o ambiente. Essa linha é regida por Pai Oxumarê, e possui esse poder de renovação e incrivel capacidade de alegrar todos ao redor, o Amor é a própria energia manipulada pelas crianças.São espiritos naturais, que jamais passaram pelo processo de encarnação, encantados da natureza, seres de imensa luz e sabedoria, que utilizam da roupagem infantil para nos trazer sabedoria através de um sorriso. Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô. Normalmente tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc…Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas. Ibeijada, Yori, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil. Quando chegam no terreiro transformam o ambiente em pura alegria. YORI: um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. Esse termo, assim como Yorimá, era de pleno conhecimento da pura Raça Vermelha, só se apagando do mental do Ser humano após a catástrofe da Atlântida. Ele ressurgiu através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo este vocábulo através do alfabeto Adâmico, temos: A Potência Divina Manifestando-se; A Potência dos Puros. BEIJADA: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob a forma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos IBEJIS IBEJI : (ib: “nascer”; eji: “dois”) Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião. Ibeji na nação Keto, ou Vunji nas nações Angola e Congo. DOIS DOIS: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiniano; os santos Cosme e Damião; o Orixá africano IBEJI e a falange das crianças na Umbanda. ERÊ: Vem do yorubá iré que significa “brincadeira, divertimento”. Existe uma confusão latente entre o Orixá Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma entidade. Ibeji, são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Erês, Crianças, Ibejada, Dois-Dois, são Guias ou Entidades de caráter infantil que incorporam na Umbanda. UM POUCO MAIS SOBRE: ERÊS Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez. |
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